Modelos de varanda: conheça 5 opções para sua casa

Modelos de varanda: conheça 5 opções para sua casa

3 março 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

Para algumas pessoas, ter uma varanda em casa é indispensável para manter o bem-estar e uma casa mais aconchegante. Se esse é o seu caso, antes de construir, é preciso conhecer os melhores modelos de varanda para escolher o que mais combina com o estilo da sua casa.

Varanda fechada, aberta ou área gourmet? As possibilidades são inúmeras para quem busca criar um espaço diferenciado no seu lar. A varanda pode ser um espaço de transição da área externa para a externa ou até mesmo um novo cômodo.

Por isso, separamos 5 modelos de varanda para você se inspirar e criar seu próprio espaço para o seu projeto.

O que é uma varanda?

A varanda de uma casa é um ótimo lugar para apreciar o pôr-do-sol, criar um cantinho de leitura ou, até mesmo, aproveitar com os amigos.

Ao contrário do que muitos pensam, varanda, terraço e sacada são coisas diferentes. A varanda é um espaço livre e aberto que, geralmente, liga a área externa de uma casa à área interna, seja na parte da frente ou na parte de trás da casa.

Já a sacada é um ambiente que salta do alinhamento da parede, geralmente ligada a uma porta ou janela. Enquanto o terraço fica localizado na parte superior da casa, podendo até contar com piscina.

Sendo assim, podemos entender que, apesar dos três representarem áreas externas da casa, os métodos de construção são diferentes.

Os principais modelos de varanda

Existem diversos modelos de varanda para todos os gostos e necessidades de cada família. Assim, para que consiga aproveitar ao máximo o espaço disponível, é preciso analisar qual modelo se encaixa mais ao projeto da sua casa.

Para isso, é importante contar com a ajuda de um arquiteto, ou seja, um profissional especializado que pode dará as melhores dicas de como usar o espaço como varanda.

E ainda, conhecer quais são as opções é essencial para saber qual dos modelos de varanda é ideal para trazer mais conforto para você e sua família.

1- Varanda aberta

A varanda aberta é ótima para aproveitar os dias de sol ao ar livre com a família, já que é um modelo de varanda que não possui cobertura.

Para esse tipo de varanda, é importante escolher móveis impermeáveis, afinal, a varanda estará sempre exposta às condições climáticas. Além disso, se você busca ganhar espaço, decore com redes e puffs que dão um ar mais aconchegante.

E ainda, a varanda aberta é uma opção ideal para os amantes de plantinhas, já que essas podem ser uma peça chave na decoração.

2- Varanda fechada

Um dos modelos de varanda mais adotados atualmente, principalmente em casas de condomínio, é o modelo de varanda fechada.

Esse é o tipo de varanda para aqueles que buscam um ambiente mais íntimo e pode contar com vidro temperado para isolar o barulho externo e proporcionar maior conforto térmico.

A varanda fechada é um ótimo espaço para se reunir com a família e com os amigos, podendo ser também uma extensão da sala de jantar, com mesas e cadeiras. Se você conta com bastante espaço, integrar com a sala de estar também é uma opção, ao escolher um sofá e mesinha de centro.

3- Varanda com área gourmet

A área gourmet (ou espaço gourmet) vem se popularizando cada vez mais entre os brasileiros e, é claro, que você não pode ficar de fora! Se você sempre sonhou em ter uma área gourmet, que tal aproveitar sua varanda?

Esse projeto tem sido adotado por muitos e, por isso, a varanda se tornou um local tão importante em uma residência.

Seja em casa ou apartamento, a varanda gourmet é sempre equipada com churrasqueira e uma mesa de jantar para reunir amigos e família. É claro que você pode adaptar o espaço às suas necessidades, com um sofá ou TV, por exemplo.

4- Varanda no 2° andar

Atualmente, em sobrados, muitos projetos contam com a varanda no segundo andar da construção, funcionando como uma extensão da sala ou do quarto, ou até mesmo como uma área para lazer.

A varanda no segundo andar deixa a casa com uma aparência moderna e sofisticada, sendo a varanda de vidro um dos modelos mais populares, neste caso.

5- Varanda como home office

Com a popularização do home office, utilizar a varanda como um cômodo extra para essa finalidade pode ser uma boa opção. Afinal, cada vez mais os projetos vêm se adaptando às necessidades dos moradores.

Sendo assim, se você quer montar um escritório em casa, transforme sua varanda em um cômodo funcional e aproveite o espaço. Com uma simples escrivaninha e cadeira de escritório, você transforma o ambiente e cria um novo cômodo na casa.

Conte com a Setpar

O primeiro passo para construir a casa dos seus sonhos é garantir um terreno em um bairro bem localizado, urbanizado e com excelente infraestrutura. Para isso, você pode contar com a Setpar!

A Setpar é uma empresa que trabalha há mais de 20 anos ajudando seus clientes a conquistarem a casa própria.

Por isso, agora que você já sabe conhece vários modelos de varanda e quer escolher qual o melhor para o seu projeto, venha conhecer outras dicas de construção pensadas por especialistas no assunto, no blog da Setpar!