O que vale mais a pena: construir ou reformar? Temos a resposta! - Setpar Empreendimentos

O que vale mais a pena: construir ou reformar? Temos a resposta!

24 fevereiro 2023

Tempo de Leitura: 3minutos

Se você vai mexer com obra em seu imóvel ou busca um para morar, logo vem uma dúvida básica na cabeça: o que vale mais a pena, construir ou reformar? 

Sabemos que para muitas pessoas esta decisão não é tão simples quanto parece. Entretanto, uma pesquisa da Datafolha apontou que 33% dos brasileiros pretendem mudar de casa até 2024

Com esses dados, fica claro que boa parte dos brasileiros prefere construir uma casa do zero, do seu jeito e com sua personalidade. Então, já temos um pequeno spoiler da resposta para a dúvida sobre construir ou reformar.

Mas… siga conosco neste post, pois há muito mais que você precisa saber antes de tomar uma decisão certeira.

O que é mais barato construir ou reformar?

Quando a dúvida entre construir ou reformar paira no ar, antes de tudo, é fundamental colocar algumas situações na mesa. Para isso, a opinião de um profissional na área, como um arquiteto, mestre de obras ou engenheiro, vale muito para a decisão.

Agora, ao decidir sobre um dos dois, primeiro considere o lado técnico e não apenas o emocional. Muitas pessoas sempre optam por reformar devido um sentimento especial pelo imóvel. Entretanto, se colocar na calculadora, poderá ver que o gasto na reforma não valeu a pena e o imóvel não valorizou como se imaginava.

É por isso que um profissional da área irá colocar os valores na ponta do lápis para você avaliar qual é o mais vantajoso. Agora, além do fator financeiro, outra questão que deve ser ponderada é a dor de cabeça que você terá na reforma.

Em primeiro lugar, imprevistos poderão acontecer, tanto na reforma como na construção. Contudo, remodelar uma casa onde você e sua família já moram trará mais do que imprevistos, e sim, problemas como sujeira, barulho de obra, mudanças de rotina. Se a reforma atrasar, a dor de cabeça irá se prolongar.

Por outro lado, ao construir uma casa do zero você não passará pelos problemas citados e será mais fácil manter o cronograma e o orçamento do projeto. E para minimizar imprevistos, contrate uma equipe especializada.

Quais os benefícios de construir uma casa?

Ao optar por construir uma casa, é bem mais fácil e eficiente fazer um imóvel personalizado, com produtos novos, gastando bem menos. Até porque, na reforma, pisos serão quebrados, paredes derrubadas e tudo isso tem um custo adicional.

Em um imóvel novo, você poderá desenhá-lo da maneira que preferir, atualizando o sonho da casa própria. Então, construir traz vantagens interessantes como:

Garantia de qualidade

Na reforma, muitas coisas antigas são reaproveitadas, como canos, armários, janelas – isso pode ser um problema. Ao construir uma casa, temos a garantia de qualidade de usar materiais novos, desde a fundação até o acabamento.

Patrimônio da família

A casa própria é um dos principais patrimônios de muitas famílias. Além disso, imóveis novos tiveram uma valorização de 15% nos últimos anos no Brasil, mostrando que construir também se torna um ótimo investimento a longo prazo.

Maior personalização

Dá para personalizar muito mais o imóvel com os gostos e necessidades da família ao construir. Isso muitas vezes não acontece na reforma por questões estruturais. Ao comprar um terreno, você terá um papel em branco para desenhar o seu sonho da nova casa.

Morar em uma boa localização

A localização é essencial para um imóvel, tanto é que ajuda a valorizá-lo ou não. Muitas vezes não compensa reformar uma casa justamente pelo bairro onde está. A procura por condomínios fechados ou bairros planejados tem aumentado nos últimos anos no Brasil.

Quer construir em uma ótima localização?

Você viu que entre construir ou reformar, a primeira opção é muito mais vantajosa, tanto como investimento, como em qualidade de vida. Ainda mais se for em uma ótima localização, como os empreendimentos da Setpar.

Estamos há 25 anos ajudando a realizar o sonho de milhares de brasileiros, com bairros planejados e condomínios fechados com estrutura de lazer e segurança. 

Veja onde temos empreendimentos em todo o Brasil e invista em seu sonho com a Setpar!