Veja onde construir casa própria e como escolher a melhor região - Setpar Empreendimentos

Veja onde construir casa própria e como escolher a melhor região

23 junho 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Escolher o local para construir casa própria é uma dúvida muito comum. Afinal, a localização é um dos pontos mais importantes levados em conta e vão influenciar não apenas na qualidade de vida de quem vai morar ali, mas também sobre a valorização do imóvel.

Com o que você deve se preocupar? Quais os detalhes para observar? Como saber se a região é boa?

Fique tranquilo(a)! Nesse post, vamos te explicar os pontos mais importantes para você prestar atenção na hora de escolher um lugar para construir o seu lar!

Como escolher um lugar para construir casa

Construir uma casa é a realização de um sonho e representa muitas coisas na vida de qualquer família. Porém, nem só de coisas boas esse processo acontece.

É muito comum que várias dúvidas surjam sobre a construção em si, se vale a pena, as dores de cabeça, os gastos e muitos outros.

Muitas dúvidas também aparecem na hora de escolher o lugar para construir casa própria.

construir casa própria - setpar - 2023

Confira os principais pontos que você DEVE ter atenção te ajudar nessa decisão:

Localização

Mesmo que você não vá morar no mesmo lugar para sempre, a localização é um dos aspectos mais importantes a se considerar antes de construir. Pesquise bem a região e considere a disponibilidade de alguns serviços essenciais, como escolas, postos de saúde, farmácias, supermercados e pontos de transporte público.

Outro ponto central é considerar a distância do seu local de trabalho e o tempo médio de deslocamento diário!

Segurança

Esse é um dos pontos mais importantes para os brasileiros. Mesmo bairros vizinhos têm níveis de segurança diferentes. Por isso, é fundamental pesquisar e se informar sobre a segurança dos locais onde planeja construir

Procure nos veículos de imprensa ou órgãos públicos sobre as estatísticas de criminalidade e também sobre a presença policiamento e outras formas de vigilância.

Infraestrutura

Pode parecer óbvio, mas existem muitas regiões urbanas onde a infraestrutura não é a adequada para habitação. Verifique se a área possui como redes de água, esgoto, eletricidade e internet. 

Também é preciso analisar a qualidade das estradas e pistas que dão acesso à região, visto que isso vai influenciar diretamente na qualidade de vida e locomoção.

Estilo de vida

Mesmo em cidades de pequeno e médio porte, cada região tem o seu “estilo”. Por isso, considere o estilo de vida que você deseja ter. As regiões mais afastadas do centro da cidade costumam ser melhores para quem gosta de uma vida mais tranquila. Enquanto as áreas mais próximas ao comércio oferecem conveniência e acesso fácil a comodidades, centros de compra e lazer.

Valorização imobiliária

Esse ponto é interessante mesmo que você não tenha em mente construir uma casa para vender.

Considere a valorização imobiliária da região ao longo do tempo. Investir em uma área em crescimento pode ser vantajoso a longo prazo, mas é necessário fazer uma análise cuidadosa do mercado imobiliário local.

Lembre-se, ainda que vender não esteja nos seus planos atualmente, sua casa é um bem que pode valorizar muito – e quem ganha com isso é você!

Topografia/terreno e Orientação solar

Pode parecer meio complicado, mas uma análise da topografia antes do processo de construção ajuda a prever algumas coisas antes de começar a obra. Terrenos planos facilitam a construção, enquanto inclinados podem exigir mais trabalho e custos adicionais. Considere também a drenagem do terreno e evite áreas suscetíveis a inundações.

A orientação solar também é um bom ponto para se analisar, pois, uma melhor iluminação natural não só deixa a casa mais gostosa de morar, mas também pode reduzir gastos com energia e valorizam o imóvel.

Planeje de acordo com o futuro

construir casa própria - setpar

Talvez você esteja construindo a casa como um casal. Mas é preciso pensar se você pretende expandir a sua família, ter animais de estimação, aumentar a área da casa futuramente.

Tudo isso deve ser levado em conta, para que no futuro você não deixe de aprimorar a casa por falta de espaço, por exemplo.

Lembre-se de consultar profissionais, especialmente para as análises de terreno, infraestrutura, espaço de construção e questões mais técnicas!

Levando todos esses pontos em conta e pesquisando bastante, você poderá escolher o melhor lugar para construir sua casa. Não se esqueça de que muitos desses pontos vão variar de acordo com o seu estilo de vida, possibilidade financeira e planejamento de futuro. 

Portanto, coloque tudo no papel e estude com calma, pois vai valer a pena!

Bairros planejados são a melhor opção para construir!

Você viu acima os itens importantes para prestar atenção na hora de construir sua casa. Sabia que os bairros planejados oferecem tudo isso e muito mais?

Os bairros planejados oferecem:

  • Infraestrutura de primeira;
  • Segurança;
  • Terrenos de qualidade para construção;
  • Localizações com ótimos acessos;
  • Áreas verdes, parques e iluminação que dão vida ao bairro;
  • Espaços de lazer e atividades físicas;
  • Maior valorização do imóvel ao longo prazo.

Ou seja, construindo sua casa em bairro planejado, você garante que está seguindo os pontos mais importantes para ter a sua casa em um local seguro, preparado e com muito mais qualidade de vida!

Construa em um dos bairros da Setpar!

A Setpar é referência na criação de bairros planejados e já ajudamos mais de 80 mil famílias a escolherem o cantinho ideal para construírem seus sonhos! Construir sua casa própria ficou bem mais fácil!

Temos dezenas de empreendimentos que estão prontos para construir:

A melhor vista da região norte de São José do Rio Preto/SP, loteamento aberto planejado com muitas opções de lazer, natureza e principalmente qualidade de vida para você e sua família.

construir casa própria - guarulhos

O SetParque Guarulhos é o primeiro empreendimento da Setpar na Grande São Paulo!

Será um bairro aberto e planejado, com total infraestrutura e grande área verde. O loteamento conta com terrenos mistos, que podem ser tanto residenciais como comerciais.

A melhor oportunidade para ser feliz em Guarulhos!

E TEM MUITO MAIS.

Para conhecer todos os empreendimentos da Setpar e dar o próximo passo para tirar o seu sonho do papel, acesse nosso site!